Squarepusher – Dark Steering

Felipe —  26/04/2012 — Faça um comentário

Vamos começar o aquecimento para o Sónar? O festival idealizado inicialmente em Barcelona na Espanha começou a migrar para outros continentes, e veio desembarcar aqui mesmo no Brasil. Com a fama e status de festival mais tecnológico e visionário de todos os tempos, o Sónar é o que há de mais avançado no mundo da música e das artes visuais. Com sua primeira edição mês que vem no Brasil, artistas renomados e artistas novatos vão fazer São Paulo reverberar e ecoar para o resto do mundo com música eletrônica moderna.

Squarepusher é uma das principais atrações, ao lado dos ultra-moderninhos Modeselektor, James Blake, Jeff Mills e Justice (falando raso!). O som etéreo e sinestésico dos caras é tão detalhado que até o mais atento dos mortais vai perder vários elementos dessa viagem sonora. São tantas camadas, efeitos, texturas e domínio do equipamento, que ouvir Squarepusher é quase um teste de audição para quem quer aprimorar o tal “ouvido absoluto”. O drum’n’bass e acid, ganham nova roupagem e fazem um passeio leve no IDM, industrial, jazz, e até mesmo no gênero que está em voga, o dubstep. A banda é quase que um filhote do Kraftwerk, e faz jus ao título.

“Dark Steering” ganhou vídeo essa semana, e conta com um espetáculo de luzes que é um caso a parte. A máscara nos remete aos Daft Punk, mas o Squarepusher vai mais longe. Esmiuça cada segundo da música preenchendo cada vazio de silêncio com sua psicodelia meio ambient meio drone. Skrillex é um menininho imaturo perto do Squarepusher, visto que esse utiliza tão bem e tantas ferramentas diferentes, que têm-se a impressão que você foi jogado dentro de uma fábrica de máquinas e robôs e viaja pelo futuro alguns anos luz à frente do que temos hoje na música eletrônica. O clipe é um espetáculo hipnotizante de luzes e efeitos em perfeita sincronia com a melodia progressiva da faixa, com novos efeitos entrando em cena a medida que novos sons vão surgindo. Ao final dos seus seis minutos, a avalanche de sons que terá passado por sua cabeça será tanta que um replay será inevitável.

 Squarepusher – Dark Steering

O single “Dark Steering” foi retirado do disco Ufabulum, que sai no dia 14 de Maio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a começar a conversa.

Deixe seu comentário