Músicas Favoritas de 2012

Luis Felipe —  26/12/2012 — 29 Comentários

url-10 copy

Para um blog especializado em músicas – e não discos – como o nosso, talvez esta é a “lista de fim de ano” mais difícil de ser feita. As músicas postadas aqui no blog são, em suma, um resumo do que estou ouvindo de mais legal, e como consequência da enorme quantidade de canções que ouço por semana, escolher a dedo quais que me marcaram mais durante o ano (e enumerá-las em posições) não é uma tarefa fácil.

Vale lembrar também que, assim como no ano passado, não estamos tentando fazer uma lista de “Melhores” do ano, mas sim de “Favoritas”. Assim como o blog, esta é um lista pessoal. Como qualquer pessoa que trabalhe, estude e não tenha tempo para ter um blog (mas ainda assim insiste em ter), deixei passar muita coisa em branco ou acabei não ouvindo por falta de tempo. No meu dia a dia, tento selecionar as músicas e artistas que mais tenho chance de gostar para não perder tempo com coisa que não é do meu agrado. A lista, portanto, é um reflexo dessas escolhas, e para selecioná-las e enumerá-las em ordem, o critério que usei foi o número de vezes que ouvi a música, o quanto cada uma me marcou e se sua sonoridade apresenta algum tipo de inovação ou elemento que avance com o gênero em questão.

A seguir, começaramos pelas Menções Honrosas e partiremos para as minhas 50 músicas favoritas do ano. Prepare os fones de ouvidos para embarcar nessa retrospectiva e nessa viagem sônica que preparamos para você.

[Menções Honrosas][50-41][40-31][30-21][20-11][10-1]

.

MENÇÕES HONROSAS

ALABAMA SHAKES Hold On
AVAN LAVA – It’s Never Over
BEAT CLUB – Something Better
CASSIE – King Of Hearts
ELLIE GOULDING – Figure 8
FRANK OCEAN – Thinkin’ Bout You
FUTURE SCREENS – Don’t Stop
GABRIEL BRUCE – Sleep Paralysis
GORDON VOIDWELL – XO Boyfriend
HOT CHIP – Night & Day
KINDNESS – Cyan
MIKKY EKKO – Pull Me Down
MNDR – Stay
NIKI & THE DOVE – Tomorrow
OTHER LIVES – Take Us Alive
ROBERT DELONG – Global Concepts
S O H N – The Wheel
SANTIGOLD – Disparate Youth
SIR SLY – Ghost
SUPERHUMANOIDS – Geri
SWIM DEEP – Honey
SWISS LIPS – U Got The Power
TEGAN & SARA – Closer
TERRAPLANE SUN – Ya Never Know
THE CHEVIN – Champion
THE ROYAL CONCEPT – Gimme Twice
THE KNOCKS – The Feeling
THE NEIGHBOURHOOD – Sweater Weather
THE NIGHT – Strangers
THOMAS AZIER – Metropolitan Tribe
TWO DOOR CINEMA CLUB – Sun
VACATIONER – Good As New

.

TOP 50 MÚSICAS de 2012

.

sebastian

50. REPTAR – “Sebastian” (Body Faucet)

Se o Vampire Weekend não voltou em 2012, então o Reptar preenche muito bem seu lugar com seu afro-pop acelerado e cheio de camadas sonoras, tudo obra do produtor Ben Allen, que trabalhou nos últimos do Animal Collective. “Sebastian”, o primeiro single do disco de estreia do grupo, vem cheio de batuques tribais e refrões cantarolados, que começam como uma bagunça sonora e terminam como um delicioso canto de liberdade que demonstra com maestria as habilidades da banda.

.

Diamonds49. RIHANNA – “Diamonds” (Unapologetic)

Rihanna volta pelo sétimo ano consecutivo com um novo disco que, apesar de mostrar um sério cansaço, ainda trouxe belas pérolas pop, como “Diamonds”, o primeiro single do trabalho. Escrita pela Sia e produzida por alguns dos maiores hitmakers da atualidade, a canção é uma balada emocional que demonstra as habilidades vocais da cantora, e que nos conquista quase de imediato com seu refrão apaixonado e extremamente grudento.

.

url-148. TRAILS AND WAYS – “Border Crosser” (Triligual EP)

Uma das grandes apostas para o próximo ano, o Trails And Ways é aquela banda que preza pela natureza e prega por tópicos cada vez mais distintos a cada música lançada. Ao abordar o tema da imigração, “Border Crosser” é um indie-pop de guitarras faroeste que entrelaça os diversos vocais presentes na banda para criar um número arrebatador, cheio de ritmo e riffs para dar e vender.

 

 

.

Ghost-2012-Sky-Ferreira47. SKY FERREIRA – “Everything Is Embarassing” (Ghost EP)

O electro-pop sutil da Sky Ferreira atingiu novas alturas quando a cantora decidiu chamar o produtor Dev Hynes (também conhecido como Blood Orange) para produzir o carro chefe do seu novo EP, Ghost. “Everything Is Embarassing”, assim como a maioria das obras do produtor, é uma ode aos anos 80, com sintetizadores vintages e batidas pré programadas, que aqui acompanham perfeitamente os vocais de Sky que se entrelaçam junto a refrões cativantes e uma produção hipnótica.

.

url46. KATY B – “Aaliyah (Feat. Jessie Ware)” (Danger EP)

Chegando meio tarde no ano, a Katy B não deixou de nos impressionar com um EP de quatro faixas que superou muitos discos completos – inclusive o seu próprio. Juntando uma gama de artistas, foi em “Aaliyah”, entretanto, com a Jessie Ware, que Katy B demostrou que não era a mesma artista de um ano atrás, com uma produção new-disco e um refrão que presta homenagem à figura icônica do R&B dos anos 90.

 

.

you-know-you-like-it-300x30045. ALUNAGEORGE – “I Know You Like It” (I Know You Like It EP)

O AlunaGeorge é um duo que teve uma das maiores ascensões em 2012, e que promete não deixar barato no próximo ano. O R&B metódico e eletrônico de suas produções pode ser muito bem exemplificado em “I Know You Like It”, carro chefe do EP de mesmo nome que possui características suficientes para fazer qualquer um dançar enquanto sua produção apresente o mínimo possível de elementos. Com os vocais deliciosos de Aluna e as batidas certeiras de George, este é um duo para se ficar de olho em 2013.

.

frank-derol-barely-love-you-too-300x30044. FRANK + DEROL – “Barely Love You Too” (Frank + Derol EP)

Grudenta, com apelo indie e apelativa o suficiente para bagunçar qualquer top 10 das rádios, “Barely Love You Too” é o pop fantasmagórico que inaugura a carreira do Frank + Derol, duo americano que traz em um dos membros a irmã da Miley Cyrus. Esqueça a semelhanças do rosto, entretanto. Apesar de infantil, eis aqui um pop bem construído e com charme o suficiente para fazer qualquer marmanjo cair de amores pelo seu refrão delicioso e pelos vocais entrelaçados das garotas, que prometem ainda uma série de canções grudentas em 2013.

.

Charli-XCX-Youre-The-One43. CHARLI XCX – “You’re The One” (You’re The One EP)

A Charli XCX e seu pop gótico fizeram duas aparições este ano em duas mixtapes tão boas que se trabalhadas podiam muito bem render discos completos de fazer inveja a qualquer cantora pop. Entretanto, foi em seu último single oficial, “You’re The One”, que Charli XCX caiu de amores e nos encantou com versos parafraseados e um refrão melódico que, apesar do romantismo, não esqueceu da produção sombria que permeia suas canções, culminando em uma irresistível canção pop que mais uma vez demonstra sua habilidades como compositora e cantora.

.

Happy-To-You-2012-Miike-Snow42. MIIKE SNOW – “Paddling Out” (Happy To You)

Apesar de não conter nenhum hit da proporção de “Animal”, os sintetizadores desengonçados e os pianos desenfreados de “Paddling Out” são a perfeita demonstração da evolução da banda nestes dois anos que sucedem seu primeiro disco. Dançante, divertida e com um refrão que certamente ficará na sua cabeça, “Paddling Out” é mais uma prova que o Miike Snow não perdeu o jeito para canções pop que fogem da regra, mas que ainda assim conseguem nos encantar por sua simplicidade e execução magistral.

.

azealia-banks-fantasea1-300x30041. AZEALIA BANKS – “Esta Noche” (Fantasea)

Se ano passado duvidamos da capacidade da Azealia Banks de nos fazer dançar e perder a cabeça na pista de dança novamente, a rapper mais desbocada da atualidade provou este ano, com uma série de canções, que há muito mais por baixo dos panos do que imaginamos. Apesar de, mais uma vez, trazer de instrumental uma música já existente, Azealia não deixou de nos surpreender com “Esta Noche”, um dançante número com um drop no estilo “212″, com sintetizadores ferozes e versos moombathon capazes de causar baderna em qualquer pista que é tocada.

.

[Menções Honrosas] • [50-41][40-31][30-21][20-11][10-1]

.

29 respostas para Músicas Favoritas de 2012

  1. caralea, pensei que nao ia ter HAIM, daí me deparo como a primeira posição, morrendo de amor!!!… essas meninas são demais mesmo, mucho amor. <33

  2. mumford & sons???? no creo

  3. mto boa a lista, mas esqueceram i will wait/ou qualquer uma do babel… pecado pecado…

    • Não ouvi o “Babel” direito, e “I Will Wait” eu achei morna, mais do mesmo… mas tenta ouvir nossa 4ª posição, o Matt Corby. É bem no estilo do Mumford & Sons, só que conseguiu me surpreender mais do que eles.

  4. e anything could happen??? deos

    • Tá, confesso que pequei nessa aqui! haha Mas Ellie vai vir com tudo em nossa lista de discos, acho que analisando as músicas em si elas não são tão fortes (apesar de “Figure 8″ aparecer alí nas Menções Honrosas). Espera sexta que ela vai ter um lugar bem especial na nossa lista de discos ;)

  5. Giovani Barros 27/12/2012 at 00:17

    Poxa, achei que ia ter Frank Ocean. Mas agora que você falou que ainda tem os discos, acho que o Blood Orange tem tanta música forte que faz mais sentido (se) ele aparecer nessa lista…

    • Pode esperar! Contei 8 artistas dos nossos 30 discos favoritos que não apareceram nessa lista de Músicas Favoritas (tirando a parte de Menções Honrosas, onde vários desses 8 aparecem).

      • Giovani Barros 27/12/2012 at 02:23

        Vixe, confundi tudo. Blood Orange era pra ser Channel Orange (devo estar ouvindo muito Losing You) e eu fui ver depois que tem Frank Ocean nas menções honrosas. Parabéns pela lista e tô ansioso pra ver a dos discos!

  6. faltou Youngblood Hawke – We Come Running ou só eu gosto dessa musica? mas emfim chegou atrasada mesmo hehe… Primeiro lugar foi justo, mas facilmente substituivel pelo 5º.
    Mto boa a lista!!

    • Eu gosto também, tanto que postei por aqui (só posto coisa que eu gosto). Mas não entrou no meu Top 80 de Músicas Favoritas do Ano. Fizemos mais de 400 posts em 2012 e como disse, fazer essa lista não foi fácil, muita coisa boa ficou de fora.

  7. Vocês arrasam, como sempre! Mas comé que faz pra escutar tudo como uma playlist?

  8. TOP 50 sensacional! Gostei muito! E HAIM-Forever sem duvida alguma, também é a minha preferida do ano!

  9. Sei que a lista é pessoal, mas na minha incluiria Of Monsters and Men e trocaria Jessie Ware – Running por Wildest Moments… No mais, top 50 sensacional.. Gostei muito! Principalmente o primeiro lugar, prq HAIM pra mim foi a banda do ano! Sou viciada em todas suas musicas e nao tem qem nao ame Forever

  10. Matheus Cardinny 27/12/2012 at 16:03

    Senti falta de The Naked and Famous e Of Monsters and Men, but adorei a primeira colocação: HAIM '-'

  11. Roberto Júnior 28/12/2012 at 02:42

    Bad Girls, Oblivion, Losing You, I Love It, Lies… <3

  12. WE GOT A WINNER AND IT’S HAIM <333

  13. Losing You não sai do meu repeat faz umas boas semanas! E HAIM merece a atenção dada. Ótimo top. Só senti falta de mais sons nacionais, Tulipa Ruiz e Vivendo do Ócio por exemplo tiveram grandes músicas que batem fácil algumas da lista…

  14. uma ressalva: Muse – Madness :(

  15. Esperei ate ao fim do ano para comentar pois podia aparecer alguma surpresa… ;)
    É incrivel como concordo 95% com esta lista. Seria sempre uma “luta” entre os enormes St. Lucia e Haim. Talvez trocasse os 2 (mas depois talvez estaria a lamentar o segundo lugar de Haim).
    Sou português (de Portugal) e ouço música todos os dias e desde que descobri o Oh My Rock (em Agosto) não passo 3 dias sem ir ao blog. Finalmente tenho um blog de música nova e eletrónica escrito em portugues para visitar diariamente. Pela língua portuguesa, continuem!
    P.S.: Adorava que fizessem uma lista (nem que fosse mais curta) de remixes favoritos de 2012. Fica a sugestão.

  16. Pedro Fernandes 05/01/2013 at 13:52

    Ellie goulding?
    dirty projectors?
    django django?
    japandroids?
    TRUST?

  17. Uma das melhores listas do ano! Fiz uma playlist com todas as músicas para quem usa Spotify: http://open.spotify.com/user/1219984390/playlist/4VIzPNyhsfL3NGarr6ATLm

Deixe seu comentário