A Toca de Capone

Luis Felipe —  18/12/2014 — Leave a comment

15.09.22 - TocadoBandido_Candido_2000-0231 PUBLI 2

O paranaense Luís Antônio Ferreira Gonçalves, mais conhecido como Tom Capone nasceu em 27 de dezembro de 1966. Nos início dos anos 90, aterrissou no Rio para sedimentar uma belíssima carreira como produtor musical e engenheiro de som, até fundar a Toca do Bandido, em 2002, um estúdio localizado em uma casinha no meio do mato, em um bairro afastado na cidade do Rio de Janeiro.

Tom foi guitarrista, mas se destacou mesmo como produtor musical e engenheiro de som, e chegou a ser indicado para várias categorias do Grammy Latino. Era na Toca do Bandido que as criações de Tom ganhavam vida, sentado horas a fio, em frente à mesa de som, gerando alquimia para a criação de obras-primas. Dizem que O Rappa chegou a esperar seis meses na fila para contar com Capone no álbum O Silêncio que Precede o Esporro.

15.09.14_TocaDoBandido - Indiscipline-9366 PUBLI 2

Capone, porém, nem curtiu muito a sua Toca. Em 2004, em cima de uma Harley-Fatboy, em um cruzamento da Avenida Ventura Boulevard, Los Angeles, aos 37 anos, fez sua passagem, de forma prematura e no auge. Mas embora Tom tenha falecido há 12 anos, a Toca do Bandido segue viva, comandada por sua viúva Constança Scofield, que promoveu algumas mudanças no local. Hoje, além do estúdio, o espaço conta também com uma galeria de grafite, um selo chamado Toca Disco, um mini-hostel para artistas que vêm de outras partes do Brasil e do mundo, além de um pub próprio, perfeito para lançamentos e ensaios.

15.09.14_TocaDoBandido - Indiscipline-9339 PUBLI 2

Em outubro desse ano rolou o projeto Converse Rubber Tracks, no Toca do Bandido. O estúdio já tinha participada da edição de 2014 do projeto. Constança se orgulha do fato do estúdio estar nesse pacotão exclusivo, junto com outras lendária fábricas fonográficas como Abbey Road e Sunset Sound. “O objetivo é promover um intercâmbio entre bandas, que têm a oportunidade de gravarem em alguns dos estúdios mais fodássos do mundo. O Toca foi o representante brasileiro nesse balaio icônico. Isso demonstra a moral e prestigio que o estúdio adquiriu nos últimos anos. Recebemos bandas de vários lugares, EUA, Índia, Europa.”

Este conteúdo é um publieditorial da Converse Rubber Tracks.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luissal/ohmyrock.net/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273